O que é coturnicultura?

A coturnicultura é uma área da avicultura dedicada especificamente à criação de codornas, tanto no nível doméstico (para consumo próprio), como negócio para fins lucrativos.

A coturnicultura é uma forma rápida de produzir ovos e carne desta ave, que está sendo bastante apreciado na área da avicultura.

A criação de codornas ( Coturnicultura ) teve início na Ásia, mas o Japão foi o primeiro país a criar em escala comercial, mais ou menos em 1900. A partir daí a criação de codorna se expandiu para China e depois conquistou a Europa.

Existem várias espécies, mas as mais conhecidas e comercializadas são a Europeia e a Coturnix Coturnix  Japonica.

A Europeia é mais indicada para o corte, pois tem mais carne, chegando a pesar de 180 a 200 gr quando adulta.

A Coturnix Coturnix Japonica é o resultado de um cruzamento de espécies realizado no Japão. Seu peso atinge 150 gr na fase adulta, mas isto é compensado pela farta postura de ovos. Aqui no Brasil é conhecida como Codorna Japonesa.

Existe também uma espécie americana que se chama Bob White que, como a europeia, é indicada para o corte, pois atinge melhor resultado de peso.

As codornas chegaram ao Brasil através de imigrantes europeus e japoneses que foram os principais encarregados pela expansão da produção a nível nacional.

A criação de codornas é um negócio que cresce muito no Brasil, pois seu investimento é considerado baixo e seu retorno do capital investido é rápido.

No Brasil, os maiores coturnicultores se encontram em São Paulo e Minas Gerais embora esteja crescendo bastante em outros estados.

A criação de codorna vem ganhando espaço no mercado e atraindo muitos investidores. É uma área muito promissora, pois se comparada a outras criações, tem seus custos bem menores. A codorna por ser uma ave de pequeno porte necessita de pouco espaço, mão de obra reduzida, pouca alimentação, fácil adaptação, carne muito saborosa, seus ovos têm ótima aceitação e bastante procura no mercado.

Se você está pensando em investir na criação de codornas busque informação com as pessoas que estão neste ramo. A maioria das pessoas que estão criando codornas acabam por ficar encantadas com este trabalho pois é algo tranquilo, divertido e lucrativo.

0 comments:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *